Instituto Federal de Educação Campus Rio Pomba

Um grande desafio posto as inúmeras cidades de pequeno porte, tão comuns ao Brasil, é o de dar oportunidades de progresso, de realização de sonhos, de profissionalização, em suma, de melhoria de vida à sua população. Trata-se de um caminho que precisa passar, necessariamente, pela educação.

Imagem disponível no site do IF-Sudeste MG. Consultado em 03.12.2021

Embora o Brasil seja um país que, ao longo dos anos, acompanhou um maior ingresso de sua população às várias etapas formativas, básicas ou superiores, ainda acompanhamos um triste cenário de evasão escolar que atinge 20% dos adolescentes na educação básica. Quadro que piora quando se olha para a formação superior, que consegue atender apenas 18% dos jovens brasileiros.

Muitas vezes, as dificuldades em ter que mudar de cidade, a falta de condições financeiras, impossibilitam que jovens e adultos continuem seus estudos. Este é um problema que o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campos Rio Pomba vem ajudando, de maneira muito significativa, a sanar em nossa cidade. Esta instituição, ao longo de vários anos, além de atender inúmeros jovens e adultos de Rio Pomba, abriu as portas da cidade para toda região. Hoje nossa cidade é um polo que atrai jovens e adultos cheios de sonhos, que buscam nesta instituição federal a oportunidade de melhorar suas condições de vida.

Pensar a nossa história local passa, necessariamente, por considerar a trajetória do atual IF-Sudeste em nosso município e é isso que iremos fazer nas linhas que se seguem.

História

A história do IF-Sudeste tem início em tempos bem longínquos. Em 1956 era publicada a lei de criação da Escola Agrícola no município de Rio Pomba, que viria a ser inaugurado, sob grande pompa, nos anos de 1962. Na ocasião, se fez presente o ex-presidente da República, então senador de Goiás, Juscelino Kubitschek, que gozava de grande popularidade, não só em Rio Pomba, como no Brasil. Estava presente também, e em posição de destaque, o Dr. Último de Carvalho, que na história do IF ocupa lugar de grande importância.

Colégio Agrícola. S.d. Autor desconhecido. Acervo do Museu Histórico de Rio Pomba

O projeto inicial da Escola Agrícola era o de ser “uma instituição destinada a ministrar o curso de Mestria Agrícola e o curso de Iniciação Agrícola”. Tal projeto é coerentemente ancorado aos anseios econômicos do município na ocasião, que era, predominantemente, marcado pela agricultura e pecuária.

A nível nacional as Escolas Agrícolas surgem como ferramentas de combate a um fenômeno que já começa a atingir, massivamente, o Brasil em meados da década de 50 e cresce, de maneira exponencial, pelas décadas de 60 a 80. Trata-se do êxodo rural, que trazia como consequência a queda na produção alimentícia e a crise nas exportações. O Brasil, que neste período buscava, cada vez mais, a industrialização precisava de uma forte produção rural. As Escolas Agrícolas fazem parte, então, de um projeto nacional que objetivava modernizar a produção agrícola, principalmente por meio da qualificação da técnica.

O papel do Dr. Último de Carvalho

Dr. Último de Carvalho

No plano político a figura do Dr. Último de Carvalho foi fundamental. Na década de 50 ele gozava de prestígio político considerável, além de ter bons relacionamentos com figuras importantes do cenário nacional, como o próprio presidente JK.

Último era um homem multifacetado. Era médico veterinário, agrônomo, tabelião e uma importante figura política. Foi vereador e prefeito no município, deputado estadual e federal pelo Estado de Minas Gerais. E foi, justamente, este capital político que facilitou os tramites legais para que Rio Pomba recebesse a Escola Agrícola.

Além do apoio inexorável do Dr. Último de Carvalho, a cidade de Rio Pomba possuía local oportuno para a criação da nova Instituição de Ensino. O Posto de Criação Animal e a Estação Experimental de Fumo já existiam no município desde a década de 30 e se constituíam em locais ideais para a instalação física da escola.

E assim se dá a inauguração da Escola Agrícola, no ano de 1962, sendo registrado, em detalhes, pelo jornal O Imparcial.

Mudanças ao longo dos anos

Acompanhando as próprias etapas do desenvolvimento econômico nacional, o IF-Sudeste passou por inúmeras transformações. Ao longo dos anos sua constituição física, estrutural e seus objetivos mudaram de maneira significativa. A abrangência de cursos presentes no Instituto, atualmente, nos mostra a expansão das oportunidades ofertadas a adolescentes, jovens e adultos. A antiga Escola Agrícola, voltada quase que exclusivamente para o meio rural, se transformou numa instituição com cursos que atendem as mais variadas necessidades do meio rural ao urbano.

– Em 1964 passa a ser chamada de Ginásio Agrícola de Rio Pomba;
– Em 1967 passa a ser administrado pelo Ministério da Educação e Cultura;
– Em 1968 passa a ser Colégio Agrícola de Rio Pomba;Em 1979 passa a ser Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba;

– Em 1979 passa a ser Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba;

– Em 1993 a Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba é transformada em Autarquia Federal;

  

– Em 2002 surge o CEFET – RP, Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba. Tal mudança possibilitou que fosse ofertados cursos em todos os níveis de formação acadêmica.

– O primeiro curso a nível de graduação oferecido foi o de Tecnologia de Laticínios;

– Por fim, em 2008, com a união do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba, a Escola Agrotécnica de Barbacena, o Centro Técnico Universitário de Juiz de Fora, os campus avançados de São João Del Rey e Santos Dumont, o Núcleo de pesquisa em Agroecologia de Cataguases, além do campus de Muriaé, que estava em fase de construção, surge o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Atualmente o IF-Sudeste Campus Rio Pomba possui 11 cursos técnicos; 9 graduações; 5 pós-graduações Lato Sensu e 3 Stricto Sensu. O último curso de graduação fundado foi o de Direito.

Cursos-TécnicosGraduaçõesPós-Graduações
AgropecuáriaAdministraçãoMestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos
AlimentosDireitoMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
InformáticaAgroecologiaMestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal
Meio AmbienteCiência da ComputaçãoAgroecologia – 2021
ZootecniaCiência e Tecnologia de AlimentosDesenvolvimento Web e Mobile – 2021
AdministraçãoCiência e Tecnologia de LaticíniosDocência na Educação Profissional e Tecnológica – 2021
Segurança do TrabalhoLicenciatura em Educação FísicaEnsino de Matemática e Física – 2021
Serviços JurídicosLicenciatura em MatemáticaMBA em Gestão Empreendedora – 2021
AlimentosZootecnia
Meio Ambiente
Zootecnia

Referências

CAPELLE, Rosa Vidigal Santiago , “Descontinuidades e significados do Projeto Educativo do Município de Rio Pomba/MG: O processo de escolarização em análise (1912-1956). Tese (Doutorado em Educação) Universidade de Lisboa, Lisboa 2011.

SANTIAGO, Sinval. História de Rio Pomba. 2 ed. Rio Pomba: Município de Rio Pomba, 2016.
FERREIRA , Roberto Nogueira “Cem anos Luz, O Imparcial: 1896/1996; um jornal, um jornalista, uma cidade”, Ed. R. N Ferreira, Brasília 1996.O Imparcial – Edição comemorativa de 90 anos, Gráfica “O Imparcial” 1996.

BRASILINA, Elisete Reis de Oliveira. Do Ginásio Agrícola à Instituição de Ensino Superior: o caso do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Rio Pomba – MG. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília). Brasília 2010.

IF-SUDESTE MG. Disponível em https://www.ifsudestemg.edu.br/riopomba acessado em 03.12.2021.

CAMARA DOS DEPUTADOS. Biografia de Último de Carvalho Disponível em https://www.camara.leg.br/deputados/130668/biografia Acessado em 20/11/2021

FGV-CPDOC. Fundação Getúlio Vargas 2009. Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/carvalho-ultimo-de acessado em 15/11/2021

Apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados no ensino superior. Matéria disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apenas-18-1-dos-jovens-de-18-a-24-anos-estao-matriculados-no-ensino-superior/ acessado em 03.12.2021

IBGE mede o problema nacional da evasão escolar. Matéria disponível em https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/07/15/ibge-mede-o-problema-nacional-da-evasao-escolar.ghtml acessado em 03.12.2021